Esse post “O que é Phishing?” ilustra muito bem como está cada vez mais fácil enganar o usuário de computador, conforme a imagem abaixo é possível ver 4 link´s .
Eles vão redirecionar para o mesmo endereço, e com certeza não é o dos correios, até porque o site oficial dos correios não tem hiperlink.
Observe a imagem do rodapé quando você passa o mouse.
Agora veja um print da página original dos correios e compare com a pagina falsa que recebemos pelo e-mail.
Alias o correios nunca manda os dados de rastreio pelo e-mail.
Voce que ainda não sabe o que é phishing, vou deixar o post da TECMUNDO na integra para que entenda o que é, e como funciona esse tipo de ataque.
O que é Phishing?
Todos os dias, milhões de ameaças virtuais são espalhadas pela internet.
Boa parte desse montante pode ser classificada como phishing. Essa prática, como o nome sugere (“phishing” em inglês corresponde a “pescaria”), tem o objetivo de “pescar” informações e dados pessoais importantes através de mensagens falsas.
Com isso, os criminosos podem conseguir nomes de usuários e senhas de um site qualquer, como também são capazes obter dados de contas bancárias e cartões de crédito.
(Fonte da imagem: Arquivo/iStock)
Para não cair em armadilhas como essa, o internauta precisa estar muito atento e prevenido contra o phishing. Para isso, você pode utilizar ferramentas anti-phishing gratuitas ou pagas e filtrar boa parte dessas ameaças.
Alguns exemplos de aplicativos com esta finalidade são PhishGuard para o Firefoxou Internet Explorer e WOT para Google Chrome. Além disso, quase todos os antivírus no mercado são capazes de barrar este tipo de fraude.
Como acontece o golpe?
O phishing pode ocorrer de diversas formas. Algumas são bastante simples, como conversas falsas em mensageiros instantâneos e emails que pedem para clicar em links suspeitos.
Fora isso, existem páginas inteiras construídas para imitar sites de bancos e outras instituições. Todas essas maneiras, no entanto, convergem para o mesmo ponto: roubar informações confidenciais de pessoas ou empresas.
Se você já ouviu seus amigos reclamarem que receberam emails de um colega pedindo para clicar em determinado link, fique atento.
Mensagens Estranhas
O mesmo pode acontecer com você. Outros casos comuns são aquelas mensagens “estranhas” que alguns usuários recebem de amigos enquanto conversam no Windows Live Messenger (antigo MSN).
O funcionamento é quase igual ao dos emails falsos, e você precisa tentar identificar a linguagem que o seu amigo normalmente usa. Fora isso, o mesmo tipo de fraude pode acontecer também através de SMS.